em 12x sem juros

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
Meninas e meninos na educação física
Autor
Jorge Dorfman Knijnik e Renata Pascoti Zuzzi
Idioma
História
Editora do livro
Vida
Marca
Fontoura
Modelo
Livro

Outras características

  • ISBN: 9788587114662

Descrição

Autores: Jorge Dorfman Knijnik e Renata Pascoti Zuzzi
1a edição - 2010
200 páginas
Formato: 21 x 28 cm
Impressão: 1 cor
Encadernação: brochura
ISBN: 978-85-87114-66-2
O século XXI invade a nossa vida sem pedir licença. Interatividade, comunicação global e instantânea, internet móvel, comunidades mundiais de amigos e interesses comuns, as escolas também são inundadas diariamente pelas novas tecnologias, lousas inteligentes, alunos com novas linguagens, reinventando a língua e os jeitos de se conversar. A rede mundial espalha novos modos de ser e agir a cada instante, e os alunos e alunas estão mais do que inteirados sobre o intenso e incessante movimento global.
Enquanto tudo isso acontece, olhamos para os salões de Educação Física e para as quadras de esportes, e o que vemos. Um mundo muitas vezes parado no século XIX ... meninas e meninos restritos a atividades corporais supostamente condizentes com a masculinidade hegemônica ou com a feminilidade almejada, ou até parados, proibidos de agirem ou praticarem algum esporte, com medo de serem rotulados com as piores marcas.
Até a pobre cor rosa continua servindo para se estigmatizar as crianças do século XXI. Ou seja, ao falarmos de corporeidade e de gênero, a escola continua vivendo os parâmetros de dois séculos atrás. Mudar esse status quo, questionar os valores mais do que ultrapassados, e propor novas pedagogias para um novo tempo é mais do que necessário e urgente.
Por isso que o livro Meninas e Meninos na Educação Física é inovador e propositivo. Ele inova ao questionar, com bases teóricas e históricas, os tradicionais conceitos de gênero que envolvem a corporeidade de alunas e alunos na Educação Física, entretanto, é um livro propositivo pois não fica apenas no discurso, mas avança na área prática, e lança mão de novas pedagogias que possam dar suporte para os professores e professoras atuarem com uma dimensão libertadora.
É leitura essencial para os educadores que querem possibilitar as meninas e meninos do século XXI experienciarem sua vida com seus corpos voltados para o futuro.
Sumário
PARTE I - Aportes histórico-sociais
1. A Educação Física como espaço educativo de promo ção da igualdade de gênero e dos direitos humanos
Sandra Unbehaum
2. A invenção do homem eugênico: enlaces entre eugenia e Educação Física nas obras de Renato Kehl (1917 - 1929)
André Luiz dos S. Silva e Silvana Vilodre Goellner
3. Do passado ao presente: reflexões sobre a história da Educação Física a partir das relações de gênero
Renata Pascoti Zuzzi e Jorge Dorfman Knijnik
PARTE II - Meninas na Educação Física
4. Mais e melhores práticas para inclusão de meninas na Educação Física escolar
Patrício Casco
5. Exclusão intrassexo em turmas femininas na Educação Física escolar: quando a diferença ultrapassa a questão de gênero
Fabiano Devide, Fabiane Rodrigues Lima, Renata Silva Batista,Felipe Saint Just Rodrigues
6. As meninas babam o jogo e os meninos são mandões
Elaine Romero
PARTE III - Meninos na Educação Física
7. Chutar é preciso. Masculinidades e Educação Física escolar
Maria Cristina Cavaleiro e Cláudia Vianna
8. Mapeamentos e cartografias: percepções de professores (as) sobre as masculinidades produzidas nas aulas de Educação Física
Marcelo Moraes e Silva e Maria Rita de Assis César
9. Masculinidades: quando o brincar é perigoso
Camila Tenório Cunha

Garantia do vendedor: 30 dias